sexta-feira, 29 de maio de 2009

PORTICO DO BINGEN PERMANECE ABANDONADO




Aparentemente concluída, a polêmica obra do pórtico do Bingen permanece abandonada. Sem acabamento e sem iluminação, a obra realizada no governo anterior foi desprezada pelo atual governo. O calçamento em torno do pórtico está defeituoso com falta de paralelepípedos e totalmente desnivelados.




Situada em um local questionável (logo após uma curva), é díficil para qualquer turista parar para tirar fotos do monumento. A parte elétrica está inacabada e o arco permanece as escuras. Com custo de R$ 240 mil a obra foi questionada pelos moradores do Bingen e até o momento não foi dada explicação aos contribuintes.




Segundo moradores, durante a construção, a placa teria sido adulterada como forma de ocultar o valor da obra. Embora realizada no governo passado, boa parte da atual Câmara Municipal ainda é remanescente da legislatura anterior.


quinta-feira, 28 de maio de 2009

ALÉM DO REAL, O BRASIL TEM OUTRAS MOEDAS


Quem pensa que o Real é a única moeda circulante no Brasil está enganado. Em Maracanaú, no Ceará, você poderia fazer compras no mercado e pagar com maracanãs. Em Dourados, Mato Grosso do Sul, você pode usar o pirapirês. Existem hoje cerca de 80 mil reais impressos em cédulas alternativas no Brasil. Elas vêm dos bancos comunitários, entidades que cedem empréstimos sem as dificuldades e os juros dos bancos comuns.

Como a ação destes bancos não era suficiente para desenvolver as regiões em que eles atuavam, pois os moradores com crédito, iam consumir em cidades maiores, a solução foi criar um dinheiro aceito apenas pelo varejo local.

Na teoria, as moedas paralelas servem para fortalecer a economia da área onde circulam. Como elas só podem ser usadas no próprio bairro, ajudam a movimentar o comércio e a gerar empregos nos locais onde são usadas. Há outra vantagem: os comerciantes dão descontos de 2% a 10% no preço das mercadorias para quem usa o dinheiro alternativo. Para o comerciante, é um meio de evitar que o cliente troque a moeda diferenciada por real e gaste em outras regiões.

Há quem alerte para o perigo das falsificações e inflação, mas a Secretaria Nacional de Economia Solidária aposta no lado positivo do projeto. Já existem 30 bancos de moeda própria e espera-se criar mais 150 até 2010.

terça-feira, 26 de maio de 2009

SBT PODE TER QUE PAGAR 1,0 MILHÃO POR CAUSA DE MAISA


O Ministério Público do Trabalho resolveu mover Ação Civil Pública contra o SBT em que pede indenização de R$ 1 milhão. O valor, se concedido pela Justiça, deve ser revertido para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). De acordo com a Folha Online, o órgão contesta o trabalho da menina Maisa da Silva Andrade, de sete anos, e alega ainda dano moral coletivo. Para o MPT, a emissora desrespeitou lei trabalhista que permite o trabalho de menores de idade.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Apesar das promessas de apoio do governo estadual, o número de assaltos em Petrópolis continua aumentando. A sensação da população é que a violência parece não ter limítes. Somente este mês, foram assaltadas cinco lojas na Rua Teresa. Assaltos a taxistas, o que era algo incomum a algum tempo na nossa cidade, hoje são corriqueiros. Os motoristas de taxi estão se reunindo para que juntos possam se proteger, uma vez que as autoridades não se pronunciam quanto ao problema. Na região do Bingen, ocorreram no fim de semana assaltos a açougues e super mercados. Muitas das vítimas não registram as ocorrências, seja por mêdo de represálias ou por descrédito na polícia.

A população aguarda que os novos responsáveis pela segurança de nossa cidade iniciem o mais breve possível ações de combate à violência. E esperamos que o governo do estado cumpra as promessas de aparelhar os batalhões da Polícia Militar do interior do estado.