quinta-feira, 28 de maio de 2009

ALÉM DO REAL, O BRASIL TEM OUTRAS MOEDAS


Quem pensa que o Real é a única moeda circulante no Brasil está enganado. Em Maracanaú, no Ceará, você poderia fazer compras no mercado e pagar com maracanãs. Em Dourados, Mato Grosso do Sul, você pode usar o pirapirês. Existem hoje cerca de 80 mil reais impressos em cédulas alternativas no Brasil. Elas vêm dos bancos comunitários, entidades que cedem empréstimos sem as dificuldades e os juros dos bancos comuns.

Como a ação destes bancos não era suficiente para desenvolver as regiões em que eles atuavam, pois os moradores com crédito, iam consumir em cidades maiores, a solução foi criar um dinheiro aceito apenas pelo varejo local.

Na teoria, as moedas paralelas servem para fortalecer a economia da área onde circulam. Como elas só podem ser usadas no próprio bairro, ajudam a movimentar o comércio e a gerar empregos nos locais onde são usadas. Há outra vantagem: os comerciantes dão descontos de 2% a 10% no preço das mercadorias para quem usa o dinheiro alternativo. Para o comerciante, é um meio de evitar que o cliente troque a moeda diferenciada por real e gaste em outras regiões.

Há quem alerte para o perigo das falsificações e inflação, mas a Secretaria Nacional de Economia Solidária aposta no lado positivo do projeto. Já existem 30 bancos de moeda própria e espera-se criar mais 150 até 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário