segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ALIENAÇÃO PARENTAL - O GENITOR ALIENANTE

A Síndrome da Alienação parental – SAP – é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor. Os casos mais freqüentes estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro.

O COMPORTAMENTO GENITOR ALIENANTE, geralmente o que detém a guarda do filho, o usa como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro.

Não comunica ao outro genitor fatos importantes relacionados à vida dos filhos (escola, médicos, comemorações e etc.);

Toma decisões importantes sobre a vida dos filhos, sem prévia consulta ao outro genitor (escolha ou mudança de escola, de pediatra e etc.);
Transmite seu desagrado diante da manifestação de contentamento externada pela criança em estar com o outro genitor;

Controla excessivamente os horários de visitas;

Organiza diversas atividades para o dia das visitas, de modo a torná-las desinteressantes ou mesmo inibi-la;

Não permite que a criança esteja com o genitor alienado em ocasiões outras que não aquelas prévias e expressamente estipuladas;

Sugere à criança que o outro genitor é pessoa perigosa;

Quebra, esconde ou cuida mal dos presentes que o genitor alienado dá aos filhos;

Transforma a criança em espiã na vida do ex. conjugue;

Obriga a criança a optar entre a mãe e o pai, fazendo-a tomar partido no conflito;

Critica a competência profissional e a situação financeira do ex. conjugue;

Faz comentários desairosos sobre os presentes ou roupas compradas pelo outro genitor ou mesmo sobre o gênero de laser que ele oferece ao filho.

A Alienação Parental não é apenas um problema dos genitores separados, é um problema social, que, silenciosamente, traz conseqüências nefastas para as gerações futuras.

Veja o trailer do filme: A morte inventada:

Leia outros artigos sobre direito de Família:

Pai que ataca imagem do outro pode perder guarda

HOMEM QUE SE NEGAR A FAZER TESTE DE DNA SERÁ CONSIDERADO PAI


Publicado em: www.petropolisnanet.com

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

RELATÓRIA DA GRIPE SUÍNA EM PETRÓPOLIS

Total de casos SUSPEITOS: 112


Pessoas de Petrópolis: 94
Pessoas de outra cidade que estão sendo assistidas em unidades do município: 13

Óbitos de SUSPEITOS: 05

Casos suspeitos em UTI: 05
Casos suspeitos em gestantes: 29 (nenhuma está em UTI e nem apresenta complicações)

Crianças: 20

Total de pacientes suspeitos que já receberam alta: 53.

Pozzato é empossado novo presidente da CPTrans

O arquiteto e urbanista Orlindo Pozzato Filho assumiu hoje (11) a presidência da Companhia Petropolitana de Transporte e Trânsito (CPTrans), no lugar de Antônio Carlos Correa, que na última segunda-feira foi submetido a uma cirurgia cardíaca.

O Conselho Administrativo da CPTrans se reuniu em assembléia extraordinária na manhã de hoje justamente para dar posse ao novo presidente da companhia, que terá como principal meta a reorganização do trânsito na cidade e também a melhoria dos serviços de transporte público oferecido à população.

Pozzato é servidor municipal há 36 anos (fiscal de obras da Secretaria de Planejamento do município) e professor universitário. Já exerceu o cargo de Secretário de Transportes de Petrópolis e foi o responsável pelas obras de restauração da Câmara Municipal, no período em que o prefeito Paulo Mustrangi foi presidente daquela Casa Legislativa.

VOLTA ÀS AULAS CONFIRMADA PARA DIA 17

O prefeito Paulo Mustrangi anunciou hoje (11) que seguirá as orientações da Secretaria de Estado de Saúde e confirmou a volta às aulas na rede municipal de ensino para o próximo dia 17 de agosto. “Vamos continuar seguindo todo o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, com as aulas sendo ministradas de portas e janelas abertas, e com professoras e diretoras orientando os pais de alunos a não enviarem para a escola as crianças e jovens com gripe ou com febre”, ressaltou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda que a Secretaria de Educação do município já se reuniu com diretoras e professoras e repassou todas informações sobre as formas de transmissão e os sintomas da Influenza A. As principais dicas são: manter as salas de aulas ventiladas; evitar eventos em ambientes fechados em que haja aglomeração de pessoas; utilizar copos descartáveis; lavar sempre as mãos; tomar cuidados ao espirrar ou tossir; e criar uma rotina de observação dos estudantes antes e após as aulas.

Durante as atividades escolares, os professores dispensarão os alunos que forem identificados com gripe e seus responsáveis serão comunicados para que possam levá-los para receber atendimento médico – explicou o prefeito.

Hoje, a rede municipal conta com 19 creches conveniadas, 183 escolas e Centros de Educação Infantil, 1.991 professores e 46.557 alunos. Segundo a Secretaria de Educação do Município, todas as medidas já foram tomadas para a volta às aulas na próxima segunda-feira, dia 17.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Petrópolis irá distribuir vacina homeopática contra a gripe suína para mulheres grávidas


Uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Saúde do município, o Instituto Roberto Costa e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai oferecer uma nova alternativa no combate ao vírus Influenza A (H1N1), causador da chamada gripe suína. A partir da próxima semana, uma vacina homeopática de via oral contra a doença será oferecida para grávidas do município. As mulheres grávidas fazem parte do grupo que lidera a lista de maior risco de contágio e agravamento da gripe suína. A realização da campanha foi definida durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira, dia 6, entre a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, o diretor do Instituto Roberto Costa, Carlos Lyrio, a Professora de Farmácia da UFRJ, Carla Holandino e a especialista em Homeopatia e doutorando em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, Camila Siqueira.

Reportagem completa em: www.petropolisnanet.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

SARNEY REBATE CRÍTICAS E DIZ QUE FICA

O presidente do Senado, se defendeu das acusações que enfrenta na Casa falando da sua biografia política - desde a ditadura militar até a atuação como senador -, citando diversas vezes o presidente Lula e disse que ficará no cargo. "Permaneço pelo Senado", disse o presidente.

“As acusações que me foram feitas nas diversas representações apresentadas ao Conselho, nenhuma se refere a dinheiro ou prática de atos ilícitos ou desvio de dinheiro público. São coisas que não representam queda de padrão ético.Todas são respaldadas, sem nenhuma exceção, por recortes de jornal”.