quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Aposentado sai para comprar leite, se perde e dirige 700 km

Fonte: BBC Brasil

Um aposentado deu um susto na família ao se perder e dirigir mais de 700 quilômetros durante uma "saidinha" para comprar leite na cidade de Yass, perto de Canberra, no sudeste da Austrália.

Eric Steward, 80, saiu da casa de amigos, onde estava hospedado, pouco depois das 7h da manhã da segunda-feira para comprar leite para o café da manhã. Mesmo perdido, ele decidiu continuar dirigindo para desfrutar da "viagem agradável e tranquila".

O aposentado só parou após quase sete horas de viagem, em Avalon, a 600 km de seu ponto de partida, quando o carro já começava a ficar sem gasolina.

De uma delegacia de polícia, ele contatou a esposa, Clare, que nesse momento já se desesperava com a ausência do marido.

"Estão fazendo muito barulho (sobre esse caso). Eu apenas saí da estrada para uma viagem agradável e tranquila, e nunca esperei que virasse tudo isso", disse nesta quarta-feira, entre risadas, o aposentado a jornalistas após o incidente.

Em declarações reproduzidas pelo site de notícias Western Australia Today, o aposentado disse que em nenhum momento se preocupou com o episódio.

"Eu não me preocupo com as coisas. Quando você chega aos 80 anos, não importa muito."

Sonâmbulo estrangula esposa durante pesadelo

Fonte: BBC Brasil

Um britânico com histórico de sonambulismo estrangulou a própria mulher durante um pesadelo.

Brian Thomas, de 59 anos, e sua mulher, Christine, de 57, estavam de férias acampando no País de Gales quando ele a atacou no meio da noite.

Assim que acordou, ele ligou para o serviço de emergência e pediu socorro, mas ela já estava morta.

"Acho que matei minha mulher. Meu Deus... Achei que um ladrão tinha entrado. Eu estava brigando com eles, mas era a Christine. Eu devia sonhando. O que eu fiz? O que eu fiz? Vocês podem mandar alguém aqui?", disse Thomas à atendente do serviço, em gravação mostrada durante uma das audiências de seu julgamento, na terça-feira, na cidade de Swansea.

Segundo policiais que foram até o local, Thomas estava chorando e tremendo, e repetia: "Ela é tudo para mim".

'Insanidade'

A promotoria do caso afirmou que não está buscando uma sentença de culpa por homicídio, mas sim um veredicto especial por motivos de "insanidade".

"Reconhecemos que o senhor Thomas não é 'insano' no sentido comum da palavra", disse o promotor Paul Thomas. "Em outras palavras, na hora da morte, o réu estava dormindo e sua mente não tinha controle sobre o que seu corpo estava fazendo."

Brian Thomas sofria de distúrbios do sono há 50 anos. Um painel de médicos realizou exames que confirmaram que seu comportamento naquela noite foi "consistente com o conceito legal de automatismo". A lei britânica, no entanto, determina que há automatismo insano e automatismo não-insano.

"Este foi um caso de automatismo insano porque os distúrbios enfrentados pelo réu desde sua infância eram 'parte dele' e não podiam ser curados", afirmaram.

Se esta for sua sentença, ele terá de ser submetido a um tratamento em um hospital psiquiátrico e poderá ser preso indefinidamente.

Os advogados de defesa estão pedindo que Thomas seja considerado como vítima de "automatismo não-insano" e pedindo sua absolvição.

Thomas estava tomando medicamentos antidepressivos e remédios para o controle de sintomas do Mal de Parkinson, que ele suspendeu durante aquelas férias porque eles afetavam seu desempenho sexual.

Brian e Christine Thomas estavam casados há 39 anos e tinham duas filhas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Prêmio Sesi Educação: duas escolas municipais de Petrópolis estão entre as pré-classificadas

Marillac e Robert Kennedy concorreram com quase quatro mil escolas e estão entre as

100 unidades com melhores resultados no IDEB e IFDM


Dois colégios de Petrópolis estão entre as 100 escolas municipais do Estado do Rio de Janeiro pré-classificadas no Prêmio Sesi Educação. Durante a cerimônia, serão premiadas 40 gestores das escolas municipais que obtiveram os melhores resultados no ano de 2009, apontados pelos índices Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


Devido os bons resultados da Escola Municipal Roberto Kennedy, na Castelânea, e da Escola Paroquial Santa Luísa de Marillac, no Centro, a secretária Municipal de Educação, Sandra La Cava, junto com secretários municipais de outras cidades do Estado do Rio de Janeiro pré-classificadas, foi convidada para conhecer o Programa de Avaliação e o Prêmio Sesi Educação, que é uma iniciativa do Sesi-RJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Canal Futura.


“O processo não foi divulgado anteriormente à secretaria e às escolas. Ficamos muito felizes quando recebemos a notícia. Estamos torcendo para que as nossas escolas estejam entre as premiadas, mas o fato de participarmos e ficarmos entre as 100 do estado já nos deixou muito felizes. Agora, vamos aguardar para saber quem serão as escolas vencedoras”, declarou a secretária de Educação lembrando que, de acordo com os dados 2008 do IBGE, existem 3.802 escolas públicas municipais em todo o Estado de Rio de Janeiro.


A premiação para os gestores das unidades escolares serão matrículas em curso de pós-graduação em Gestão da Escola Pública, organizado e oferecido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com início previsto para fevereiro de 2010. Para ter mais proximidade com a realidade das escola, a Comissão Organizadora da pós-graduação da UFF irá conhecer as escolas para verificar as propostas de trabalho e as necessidades para que a formação atenda as unidades de acordo com a realidade de cada uma delas.


“Será uma oportunidade dos gestores da escola pública de ampliar a formação, já que se sabe que a qualidade da educação nas escolas depende, entre outras variáveis, da melhor competência na gestão da escola. Esperamos poder receber a notícia de que as duas gestores das escolas petropolitanas estarão participando do curso”, declarou a secretária de Educação.