terça-feira, 23 de junho de 2009

CAMINHO DE SANTIAGO

O Caminho de Compostela é uma rota milenar de peregrinação, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Existem vários caminhos que percorrem toda a Europa e que terminam em Santiago, sendo que o mais famoso é sem dúvida o chamado Caminho Francês, também conhecido como Rota de Napoleão, que corta a fronteira franco-espanhola nos Pirineus e depois atravessa todo o norte de Espanha. São cerca de 800 km percorridos a pé, de bicicleta ou a cavalo, até o extremo oeste do país onde se encontra o túmulo do apóstolo Tiago.

Tiago, irmão de João Evangelista é conhecido como Thiago Maior, e fez parte do grupo de apóstolos escolhidos por Jesus. Após a crucificação de seu mestre, Thiago parte para divulgar o Evangelho no província romana da Galícia. De volta a Jerusalém, ele é perseguido, preso e decapitado a mando de Herodes, no ano 44. Dois de seus seguidores, Teodoro e Atanásio, recolhem o seu corpo e o levam de volta para o Ocidente.

A viagem é feita de barco e eles aportam na costa oeste espanhola, na cidade de Iria Flavia, hoje território da cidade espanhola de Padron.

O corpo do apóstolo é sepultado secretamente num bosque chamado Libredon. Assim o local de sepultamento do apóstolo Thiago fica oculto por oito séculos.

Reza a lenda que um ermitão, de nome Pelayo por várias noites seguidas passa a observar uma chuva de estrelas sobre um mesmo ponto, num monte do bosque. O bispo de Iria Flavia, avisado do estranho fenômeno das luzes, ordena escavações no local. Assim, supostamente, no dia 25 de Julho do ano 813, é encontrada uma arca com os restos do apóstolo Thiago.

A notícia se espalha rapidamente. O local passa a ser visitado por andarilhos e féis católicos de toda a Europa. Formam-se as diversas rotas de peregrinação, e o caminho ganha para os séculos vindouros sua verdadeira essência: uma rota em busca de bênçãos, cura, confirmação de fé, auto-descobrimento e também uma bela aventura em terras distantes.



Guto Pinto, um carioca "naturalizado" petropolitano, percorreu esse caminho duas vezes. Fruto da primeira experiência no Caminho nasceu o livro QUANDO DOIS CAMINHOS SE ENCONTRAM. O livro condensa a vida de um peregrino e os 800 km do Caminho de Santiago. Guto palestra sobre o tema em universidades para divulgar o livro e o Caminho, pois é apaixonado por ele. Um segundo livro está a caminho.

Esta matéria foi uma sugestão do internauta Guto Pinto:

www.gutopinto.com.br

orkut perfil guto pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário